quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

GEOLOGIA E SOLO

Solos predominantes e características principais:


Solos Aluviais Eutróficos - fertilidade natural alta, textura argilo/arenosa, argilosa ou arenosa, medianamente profundos, imperfeitamente e moderadamente drenados, relevo plano.

Latossolo Vermelho Amarelo Eutrófico - fertilidade média a alta, textura média, bem a fortemente drenado, relevo plano muito profundos e porosos.

Solos Litólicos Eutróficos - fertilidade natural alta, rasos, textura arenosa e/ou média, fase pedregosa e rochosa, relevo ondulado, moderado a acentuadamente drenado.

Uso: nas áreas de ocorrências de solos aluviais e aproveitamento agrícola é bastante intenso. São muito cultivados com milho, feijões, arroz, algodão, fruteiras, além da presença de extensos carnaubais. As pastagens são constituídas pelas forrageiras nativas.

Os Latossolos são aproveitados com culturas de milho, feijão, arroz, algodão, melancia e mandioca, além de pecuária extensiva de pequeno porte. São solos com limitações muito fortes ao uso agrícola pela falta d'água.

Aptidão Agrícola: aptidão regular para lavouras e terras aptas para culturas de ciclo curto, nas áreas de solos Aluviais. Aptidão restrita para lavouras e terras aptas para culturas especiais de ciclo longo (algodão arbóreo, sisal, caju e coco). Aptidão regular e restrita para pastagem natural e preservação da flora e da fauna.

Sistema de manejo: baixo, médio e alto nível tecnológico. As práticas agrícolas podem estar condicionadas tanto ao trabalho braçal e a tração animal, com implementos agrícolas simples, como a motomecanização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SOU O STRR PMRN JOTA MARIA, NASCIDO NA CIDADE DE MOSSORÓ-RN.AQUI OS OESTANOS VÃO CONHECER A HISTÓRIA DOS MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO . OESTE POTIGUAR. TENHO O MAIOR ORGULHO DE SER MOSSOROENSE E OESTANO DO RIO GRANDE DO NORTE. SOU SOU TORCEDOR DO BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ E INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE

Minha lista de blogs

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
O RN PASSA POR AQUI! - A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DO RIO GRANDE DO NORTE, COM 66 BLOGS E MAIS DE 3 MIL LINKS, CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR